post

Estreia no próximo dia 27 de Abril, no Teatro Académico de Gil Vicente, a peça LUZ_LIVRO.

Em 2015, Ano Internacional da Luz, criámos duas peças com a luz por tema: Luz de Perdição, estreada a 25 de setembro em parceria com o Museu da Ciência e um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra; e LUZ, uma coprodução com o Teatro Académico de Gil Vicente, estreada nesta sala a 23 de novembro de 2015.

Estas duas peças correspondem a dois caminhos paralelos que a marionet vem percorrendo desde 2009: levar o teatro à ciência, trabalhando com comunidades de investigadores científicos o meio social da ciência e outros temas científicos; e trazer a ciência ao teatro, trabalhando temas científicos com equipas de profissionais das artes.

Estes dois caminhos intersetam-se agora, pela primeira vez, em LUZ_LIVRO, reunindo em palco atores profissionais e investigadores científicos, e um conjunto de textos para cena escritos por uns e por outros.LUZ_LIVRO continua o trabalho de exploração artística da luz desenvolvido naquelas duas produções. Mantém a reflexão sobre as atividades teatral e científica, os espaços teatral e laboratorial, o público de teatro e o meio social da ciência, e adiciona-lhe uma nova variável: a presença da luz na literatura universal.

Sempre com um olho na luz, o palco é em simultâneo laboratório teatral e científico, onde se cruza a criação de elementos dramáticos com a investigação sobre uma deficiência visual conhecida por acromatopsia adquirida.

Há pessoas envolvidas. Por isso há amor, ódio, inveja, fé, prazer, injustiça, vingança, curiosidade, interesse, despeito, subserviência, prepotência, risos, medo e, sobre tudo, muita luz.

Mais informações: https://tagv.bol.pt/Comprar/Bilhetes/34584-luz_livro_marionet-tagv/