Sobre o Ano Internacional da Luz 2015

A 25 de novembro de 2013, na 68ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi proclamado 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (AIL2015).

O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa global que pretende mostrar aos cidadãos de todo o mundo a importância da luz e das tecnologias óticas nas suas vidas, no seu futuro, e no desenvolvimento da sociedade. Trata-se de uma oportunidade única para inspirar, educar, e conectar à escala global.

A escolha do tema luz para o AIL2015 e sua pertinência no mundo atual é clara em diversas dimensões. A ciência e aplicações da luz criaram tecnologias revolucionárias que possuem um efeito direto na melhoria da qualidade de vida a nível mundial. A tecnologia baseada na luz é o maior motor económico da atualidade (conforme ocorreu com a Eletrónica no século XX). As suas aplicações na saúde, comunicação, economia, ambiente e sociedade são exemplos da abrangência deste tema e o seu potencial educativo apresenta ligações com todas as áreas do conhecimento! A proclamação do AIL2015 é uma oportunidade única para a coordenação internacional de atividades educativas e para a promoção de novas iniciativas que ofereçam suporte ao potencial revolucionário das tecnologias da luz.
A luz desempenha um papel vital no nosso dia a dia e é uma disciplina transversal dominante das ciências no século XXI. Ela revolucionou a medicina e possibilitou a comunicação internacional via Internet; é tema central para ligação entre os aspetos culturais, económicos e políticos da sociedade global.

Será um momento extraordinário para envolver e promover a colaboração entre instituições científicas, entidades educativas, organizações sem fins lucrativos e empresas privadas. As inúmeras possibilidades de negócio em torno do tema da luz são um fator base fundamental que visa promover o empreendedorismo junto da sociedade em geral e dos jovens em particular. Pretende-se explorar as quatro dimensões da luz: Ciência, Tecnologia, Natureza e Cultura. Todo o conceito de dinamização terá em conta uma contextualização baseada em desenvolvimento e sustentabilidade, educação e história, e será dedicado ao público em geral e em particular ao público jovem.

esquema-01

Celebração

O ano de 2015 coincide com alguns aniversários relevantes na história da ciência. Destes aniversários, são destacadas cinco datas com significativa importância para o estudo da luz, as quais serão celebradas ao longo do AIL2015.

As datas a celebrar no AIL2015 são as seguintes:

  • 1015 – Ano em que Ibn Al Haytham escreveu o primeiro “Livro de Ótica”;
  • 1815 – Ano em que Fresnel apresentou “a natureza ondulatória da luz”;
  • 1865 – Ano em que Maxwell publicou a sua teoria de Eletromagnetismo, apresentando “a luz como ondas eletromagnéticas”;
  • 1915 – Ano em que Einstein publicou a teoria da Relatividade Geral, apresentando a “luz no espaço e no tempo”;
  • 1965 – Ano em que Arno Penzias e Robert Wilson descobrem a Radiação Cósmica de Fundo, “a luz mais antiga do Universo”; e ano em que Charles Kao apresentou a tecnologia da fibra ótica.

Objetivos

O Ano Internacional da Luz é um projeto de divulgação científica multidisciplinar e educativo que envolve mais de 100 parceiros de 85 países. Portugal, através de uma parceria entre a Ciência Viva, a Sociedade Portuguesa de Física, a Comissão Nacional da UNESCO, a Sociedade Portuguesa de Ótica e Fotónica, a Sociedade Portuguesa de Química e a Ordem dos Biólogos, pretende integrar o programa Mundial, conforme tem ocorrido com outras iniciativas congéneres.

Este Projeto Nacional tem os seguintes principais objetivos:

  • Promover as tecnologias da luz como fator de melhoria de qualidade de vida no mundo;
  • Reduzir a poluição luminosa e o desperdício de energia;
  • Promover o envolvimento dos jovens na ciência;
  • Promover a educação entre os jovens;
  • Promover o desenvolvimento sustentável.