A luz é estudada em várias disciplinas do Ensino Básico e Secundário, apresentando relações com diversas áreas do conhecimento. No ensino da física a luz surge em diversos contextos quer no 3º Ciclo do Ensino Básico quer no Ensino Secundário. Nesse sentido, o Kit Educacional Photonics Explorer vai disponibilizar um conjunto de atividades, abrangendo diferentes tópicos que se enquadram nos currículos da disciplina de Ciências Físico-Químicas, bem como outras atividades que exploram áreas aplicadas da ótica e da luz.

Este Kit foi desenvolvido no âmbito do Projeto Europeu EYEST – Excite Youth for Engineering, Science and Technology, e testado por 2000 estudantes em 7 países europeus. O Kit permite que 30 estudantes (1 turma) trabalhem ao mesmo tempo em grupos de 2 ou 3, explorando diversas atividades científicas, baseadas na experimentação e em estratégias “hands-on”.

Os conteúdos educacionais estão divididos na seguinte forma:

Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (12-14 anos): luz, cor, lentes, telescópios, o olho e a visão

Alunos do Ensino Secundário (16-18 anos): fazer Luz, difração e interferência, polarização, e o trabalho de um cientista

Está prevista a doação de 75 Kits Educacionais Photonics Explorer a 75 Escolas do País, envolvendo, num ano letivo, um total de 4500 alunos.

Candidatura à formação com doação de kit para a Escola